O que quer o homem negro?- Fanon

Em seus escritos, Fanon busca desvelar as formas como a opressão colonial afeta o psicológico dos colonizados e como essa opressão pode ser superada por meio da luta.

Para Fanon, o homem negro é um sujeito que se vê em uma condição de subalternidade e que, por isso, não pode simplesmente desejar o que quer. Suas vontades são constantemente reprimidas e seus desejos são moldados pelas imposições da cultura colonizadora. Nesse sentido, o homem negro quer, antes de tudo, ser livre da opressão colonial.

A opressão colonial, segundo Fanon, não se limita apenas à esfera econômica ou política, mas atinge também a dimensão psicológica dos colonizados. O homem negro é forçado a assumir uma identidade negativa, construída a partir dos estereótipos impostos pela cultura colonizadora. Essa identidade negativa faz com que o homem negro se sinta inferiorizado, incapaz de agir no mundo e de ser protagonista de sua própria história.

Para Fanon, a superação da opressão colonial passa necessariamente pela luta. É somente por meio da ação coletiva que o homem negro pode romper com a identidade negativa e construir uma identidade positiva, capaz de valorizar a cultura e a história de seu povo. A luta é, portanto, um ato de libertação tanto no sentido político quanto no sentido psicológico.

No entanto, a luta não é um processo fácil. Fanon destaca que a luta implica em uma série de contradições que precisam ser enfrentadas. Por um lado, o homem negro precisa se unir com seus irmãos de luta, criando uma consciência coletiva capaz de enfrentar o sistema colonial. Por outro lado, o homem negro precisa encontrar sua própria individualidade, sua própria identidade, sem perder de vista sua ligação com o coletivo. Essas contradições, muitas vezes, são fontes de conflito no movimento negro.

Outra contradição importante apontada por Fanon é a relação do homem negro com a cultura colonizadora. Por um lado, a cultura colonizadora é opressora e deve ser combatida. Por outro lado, o homem negro não pode simplesmente negar a cultura colonizadora, pois ela faz parte de sua história e de sua formação. É necessário, portanto, encontrar um equilíbrio entre a rejeição e a valorização da cultura colonizadora, o que não é uma tarefa fácil.

Além dessas contradições, a luta também enfrenta obstáculos estruturais, como a falta de recursos e o poderio do sistema colonial. Fanon destaca que a luta não pode se limitar apenas a reivindicar direitos, mas deve buscar uma transformação radical da sociedade. Essa transformação não pode ser realizada somente no plano político, mas deve alcançar também a dimensão cultural e psicológica.

A alienação do negro em tempos de redes sociais

A sociedade atual tem experimentado uma crescente adesão às redes sociais e à tecnologia, tornando-se um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas. No entanto, a tecnologia não é um recurso igualmente acessível para todos, principalmente quando se trata de minorias, como os negros. A internet é um espaço de democratização do acesso à informação, mas a alienação do negro continua sendo uma realidade.

O Brasil é um país que carrega uma herança histórica de racismo estrutural. A educação precária, a falta de oportunidades e outros fatores de desigualdade social fazem com que a população negra continue sendo excluída do acesso a recursos básicos. A cultura da imbecilidade, que privilegia a futilidade e o consumismo, contribui para manter as pessoas afastadas do conhecimento e da cultura.

Nesse contexto, a internet e as redes sociais se apresentam como um espaço que poderia permitir o acesso a informações e a possibilidade de participação em discussões relevantes. No entanto, isso não tem acontecido na prática. Em vez disso, esses espaços digitais têm sido dominados pela extrema direita, que dissemina o ódio e o racismo. A religião, principalmente nas comunidades periféricas, também exerce um grande domínio, reproduzindo a lógica do pensamento colonizador e alienando ainda mais os negros.

A alienação do negro também se manifesta na forma como a história e a cultura negra são tratadas nas escolas e na mídia. A história oficial é escrita a partir do ponto de vista dos colonizadores e da elite branca, marginalizando e apagando a história dos povos negros e indígenas. A mídia, por sua vez, perpetua estereótipos e preconceitos, além de limitar a representação de negros a papéis estereotipados, muitas vezes ligados a criminalidade e pobreza.

As redes sociais, embora tenham sido criadas como um espaço de conexão e compartilhamento, não têm sido um lugar seguro para negros. Racistas e intolerantes encontraram nas redes sociais um espaço fértil para a disseminação de discursos de ódio e intolerância. E mesmo quando esses discursos são denunciados, muitas vezes as empresas responsáveis pelas plataformas digitais não tomam medidas efetivas para coibir a disseminação de conteúdo nocivo.

O avanço da extrema direita tem contribuído para agravar a situação, disseminando ideias que incitam o ódio, a intolerância e a violência. Isso se manifesta tanto no mundo virtual quanto no mundo real, com um aumento de ataques racistas e crimes de ódio contra negros e outras minorias.

A religião, principalmente nas comunidades periféricas, também tem um papel importante na alienação do negro. Muitas vezes, as lideranças religiosas reproduzem a lógica do pensamento colonizador, colocando o negro em uma posição de submissão e apagando sua história e cultura.

Para Fanon, a solução para a questão racial e da alienação do negro não está em uma mera mudança de atitudes individuais, mas sim na descolonização das mentes e da sociedade como um todo. Ele defendia a necessidade de uma luta pela libertação nacional e pela reconstrução da identidade cultural dos povos oprimidos, quebrando com a opressão colonial e com a submissão ao colonizador.

No contexto brasileiro, isso significa lutar contra o racismo estrutural e a desigualdade social, combatendo as políticas que mantêm essa opressão, como a exclusão dos negros do acesso à educação, saúde e emprego. É preciso também desconstruir a cultura da imbecilidade e promover a valorização da cultura negra e indígena, que foi historicamente apagada e silenciada. A luta contra a extrema direita e suas políticas racistas e opressoras também é uma forma de resistência à opressão colonial.

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Wanderson Dutch.

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

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