A história da Palestina, do passado ao presente.

A Palestina tem uma história milenar, não surgiu ontem ou apenas nas últimas décadas. Sua trajetória é marcada por uma riqueza de culturas, civilizações e influências que remontam a tempos ancestrais.

Na região que hoje conhecemos como Palestina, diversas civilizações antigas prosperaram ao longo dos séculos. Desde os tempos dos cananeus e filisteus até a presença dos hebreus, babilônios, romanos e otomanos, essa terra foi palco de trocas culturais, eventos históricos e desenvolvimento humano.

Jesus, conforme descrito no Novo Testamento, nasceu na região da Palestina e, tecnicamente, tinha uma cidadania dual, embora existam debates em torno desse aspecto. Há quem afirme com firmeza que ele nunca existiu, mas, para os propósitos deste diálogo, não entraremos em discussões aprofundadas sobre essa questão

No entanto, a história da Palestina também é marcada por desafios e conflitos. O século XX trouxe uma transformação significativa com a Declaração de Balfour em 1917, que prometia o estabelecimento de um “lar nacional judeu” na região. Isso deu início a tensões entre judeus e árabes na Palestina, que culminaram na Guerra Árabe-Israelense de 1948 e na criação do Estado de Israel.

As décadas subsequentes viram uma série de conflitos, deslocamentos e tensões entre os palestinos e os israelenses, culminando em um problema de refugiados e disputas territoriais. A questão da Palestina tornou-se um dos principais temas de atenção internacional, com inúmeras tentativas de resolução ao longo dos anos.

A história da Palestina, milenar e rica em cultura, é uma história de resiliência e identidade nacional. O povo palestino tem enfrentado desafios extraordinários e por décadas eles vem sendo injustiçado, mas continua a lutar por seus direitos e uma solução justa para o processo de exterminado que vem sendo imposto por Israel e seus aliados.

Enquanto a Palestina passou por transformações ao longo dos séculos, sua história tem sido um testemunho de perseverança e esperança em um futuro mais pacífico e justo, o que parece que está muito longe de acontecer.

7  Palestinos Famosos na luta pela libertação da Palestina.

Yasser Arafat:

Líder carismático e fundador da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Arafat desempenhou um papel crucial na luta pela autodeterminação palestina e na negociação de acordos de paz na região.

Mahmoud Darwish:

Conhecido como o “poeta nacional” da Palestina, Darwish é reverenciado por sua poesia que captura a experiência palestina e ressoa com pessoas em todo o mundo.

Leila Khaled:

Ativista palestina icônica, Khaled participou de ações de sequestro de aviões em nome da resistência palestina, tornando-se um símbolo de determinação.

Edward Said:

Intelectual palestino-americano, Said é autor de “Orientalismo” e uma figura de destaque na crítica pós-colonial, promovendo a causa palestina.

Hanan Ashrawi:

Política e acadêmica palestina, Ashrawi é conhecida por seu ativismo na promoção dos direitos humanos palestinos e por seu papel na negociação de acordos de paz.

Rula Jebreal:

Jornalista, escritora e comentarista palestina-italiana, Jebreal é uma voz influente na mídia internacional, abordando questões relacionadas ao conflito israelense-palestino.

Mohammed Assaf:

Cantor palestino vencedor da segunda temporada do programa “Arab Idol,” Assaf tornou-se embaixador da Boa Vontade da UNRWA e é uma inspiração para jovens talentos na Palestina e além.

Abaixo, apresento para vocês  três filmes notáveis que capturam essa complexidade e enriquecem nossa compreensão da Palestina, iluminando as histórias e as vozes que moldam essa região única.

Filmes Excelentes sobre a Palestina:

“Paradise Now” (2005):

Sob a direção de Hany Abu-Assad, este filme narra a vida de dois amigos palestinos recrutados para realizar ataques suicidas em Tel Aviv. Ao explorar suas motivações, “Paradise Now” desafia as expectativas e oferece uma visão ousada do conflito.

“Omar” (2013):

Também dirigido por Hany Abu-Assad, este filme segue a jornada de Omar, um jovem palestino envolvido na luta pela independência. À medida que ele se vê enredado em uma teia de traição e segredos, o filme destaca as complexidades da vida sob ocupação.

“Cinemas da Palestina” (2005):

Neste documentário emocionante dirigido por Júlio César Pereira, a história e a importância do cinema na Palestina são exploradas. Através de imagens de arquivo e depoimentos, o filme celebra a arte como uma poderosa ferramenta de resistência e preservação da identidade palestina.

Gostou? Compartilhe

Wanderson Dutch.

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

apoia.se