Por que a fiscalização do Kú alheio é um fetiche mundial?

Conforme a Folha, e diversos outros portais pelo mundo noticiando, o ditador da Uganda, Yoweri Museveni, conclamou líderes africanos a rejeitarem o que chamou de “promoção da homossexualidade” neste domingo (2), em um encontro com legisladores de 22 países do continente.

“A África deveria dar o exemplo para salvar o mundo dessa degeneração e decadência que é, na verdade, muito perigosa para a humanidade. Se pessoas de sexos opostos não sentirem mais atração umas por outras, como a raça humana se propagará?”, disse ele ao fim de uma conferência interparlamentar sobre “valores familiares e soberania” realizada em Entebbe, antiga capital do país, nos dois dias anteriores.

A declaração de Museveni foi vista como um indício de que o líder —no poder há quase quatro décadas— pretende sancionar uma lei anti-LGBTQIA+ aprovada pelo Congresso ugandês no mês passado. Ele chegou inclusive a elogiar os parlamentares de seu país pela medida, comprometendo-se a jamais tolerar “a promoção e a divulgação da homossexualidade em Uganda”.

Tá tudo errado na civilização humana! O mundo anda numa onda de retrocesso, isso é inegável.

Embora a homossexualidade tenha sido retirada da lista de doenças mentais há mais de 30 anos, ainda há muitos lugares no mundo onde os indivíduos LGBTQ+ são perseguidos e discriminados. Mesmo em tempos tecnologicamente avançados, onde a informação está disponível para todos, a comunidade LGBTQ+ ainda sofre preconceito e violência.

Isso se deve a vários fatores, como a perpetuação de estereótipos negativos sobre a comunidade LGBTQ+ por meio de meios de comunicação tradicionais e o acesso limitado à educação e recursos para aqueles que vivem em áreas mais remotas ou culturalmente conservadoras.

Além disso, a influência da moral cristã na sociedade é um fator importante para a perseguição ainda existente contra a comunidade LGBTQ+. Muitas vezes, a religião é usada para justificar o preconceito e a discriminação contra pessoas que não se encaixam em normas estritas de gênero e sexualidade.

Esses fatores combinados perpetuam uma cultura de discriminação e preconceito que pode ser difícil de superar.

Cristianismo e Homofobia

A questão da homofobia no contexto do cristianismo é um tema que pode ser abordado a partir de uma perspectiva filosófica, especialmente no que diz respeito à ética e à moralidade.

Uma das principais críticas que se pode fazer à moralidade cristã tradicional em relação à homossexualidade é que ela é baseada em uma interpretação seletiva e arbitrária da Bíblia. Embora a Bíblia seja frequentemente citada como a fonte de autoridade moral para os cristãos, a sua interpretação é altamente influenciada pelo contexto histórico e cultural em que foi escrita. A homossexualidade, por exemplo, era vista de forma muito diferente na época em que a Bíblia foi escrita, e os textos que condenam a prática podem ser vistos como reflexos dessas atitudes culturais.

Além disso, a moralidade cristã muitas vezes é baseada em princípios absolutos e dogmáticos, que não levam em conta a complexidade e a diversidade do mundo real. A homossexualidade é vista como um desvio da norma heterossexual e, portanto, como algo que deve ser condenado e combatido. No entanto, essa visão não leva em conta as experiências e desejos de pessoas LGBT+, que muitas vezes lutam contra a discriminação e a exclusão social.

Uma abordagem mais filosófica à moralidade pode levar em conta a ética do cuidado, que se preocupa em reconhecer e valorizar a diversidade de experiências e perspectivas. Em vez de impor uma visão absoluta da moralidade, a ética do cuidado valoriza o diálogo e a compreensão mútua, permitindo que diferentes pontos de vista possam ser expressos e respeitados.

Se Jesus retornasse para a Terra hoje, é difícil imaginar que ele estaria preocupado com o que as pessoas estão fazendo em sua intimidade. Afinal, sua mensagem central era de amor e compaixão, não de julgamento e condenação.

No entanto, é interessante notar como a moralidade cristã em relação à homossexualidade tem sido moldada por interpretações seletivas e arbitrárias da Bíblia. Embora muitos cristãos afirmem seguir a Bíblia de forma literal, a verdade é que a interpretação das Escrituras é influenciada por muitos fatores, incluindo o contexto histórico, cultural e político em que são lidos.

A homossexualidade é frequentemente vista como uma ameaça à moralidade cristã tradicional, que é baseada em princípios absolutos e dogmáticos. No entanto, uma análise mais profunda dessa moralidade pode revelar que ela é baseada em uma visão limitada e excludente do mundo, que não leva em conta a complexidade e a diversidade da experiência humana.

A perseguição aos homossexuais no Ocidente tem sido causada por uma série de fatores históricos, culturais e sociais. A homofobia tem sido enraizada em muitas culturas há séculos, e em muitas sociedades, a discriminação contra os homossexuais tem sido vista como aceitável e até mesmo encorajada.

Na era moderna, o papel das religiões organizadas também tem sido significativo na perseguição aos homossexuais. Muitas igrejas e líderes religiosos têm usado suas crenças para justificar a discriminação e a violência contra os homossexuais. A interpretação seletiva da Bíblia e de outras escrituras religiosas tem sido usada para reforçar uma visão excludente e preconceituosa da sexualidade humana.

Além disso, a falta de educação e informação sobre a sexualidade humana também tem contribuído para a perseguição dos homossexuais. A falta de conhecimento sobre a diversidade sexual e de gênero leva muitas pessoas a perpetuarem estereótipos e preconceitos, o que pode levar à discriminação e violência.

Por fim, o papel da política e da mídia também não pode ser negligenciado. As políticas governamentais que discriminam ou excluem os homossexuais, juntamente com a representação negativa da mídia, podem contribuir para a perseguição e marginalização dessas pessoas.

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

apoia.se