O verdadeiro demônio: o imperialismo britânico

Segundo o estudo científico da economista  Utsa Patnaik, o Império Britânico causou a morte de cerca de 165 milhões de indianos entre 1880 e 1920, como resultado das suas políticas e práticas coloniais. O impacto do colonialismo britânico na Índia é descrito como uma “catástrofe demográfica”, que devastou a economia e a cultura indianas.

De acordo com o livro “India’s Long Road: The Search for Prosperity”, o imperialismo britânico deixou um legado de morte e sofrimento na Índia, com cerca de 45 milhões de mortes entre 1765 e 1938. Essa afirmação é apoiada por outras fontes históricas e acadêmicas, que destacam a brutalidade da Companhia das Índias Orientais Britânica e suas atrocidades contra os indianos.

Além disso, a influência do colonialismo britânico na ascensão do fascismo tem sido discutida em círculos acadêmicos. O historiador britânico Robert Paxton argumenta em seu livro “The Anatomy of Fascism” que o fascismo moderno se originou em grande parte a partir das tensões sociais e políticas criadas pelo colonialismo leuropeu no século XIX e XX.

A afirmação é preocupante, mas e alarmente , mas é apoiada por evidências históricas e acadêmicas substanciais. O legado do colonialismo britânico ainda é sentido na Índia e em outros países afetados pelo imperialismo europeu, e é importante que se reconheça o impacto devastador das práticas coloniais no mundo.

Mahatma Gandhi é considerado um dos principais líderes da luta pela independência da Índia em relação ao Império Britânico. Sua filosofia de não violência e resistência pacífica inspirou movimentos sociais em todo o mundo e foi fundamental para a obtenção da independência da Índia em 1947.

Gandhi começou a lutar pelos direitos dos indianos na África do Sul, onde trabalhou como advogado. Lá, ele experimentou em primeira mão o racismo e a discriminação contra indianos e outras minorias étnicas. Sua experiência o levou a desenvolver suas ideias sobre a não violência como forma de resistência ao poder opressivo.

Ao retornar à Índia em 1915, Gandhi se juntou ao Congresso Nacional Indiano e liderou várias campanhas pela independência, incluindo a campanha Salt Satyagraha em 1930, na qual ele e seus seguidores marcharam até o mar para protestar contra o imposto sobre o sal. Gandhi e outros líderes indianos foram presos, mas a campanha chamou a atenção internacional para a luta pela independência indiana.

Gandhi também liderou a campanha Quit India em 1942, que exigia a saída dos britânicos da Índia. A campanha foi reprimida com violência pelas autoridades britânicas, mas inspirou um sentimento nacionalista ainda mais forte entre os indianos.

A luta liderada por Gandhi pela independência indiana foi longa e difícil, mas finalmente resultou na concessão da independência da Índia em 1947. Gandhi é considerado um dos maiores líderes da história da Índia e um defensor dos direitos humanos e da resistência pacífica. Seu legado continua a inspirar movimentos sociais e políticos em diversas partes do planeta. Na África, ele não é admirado assim, pois se envolveu com várias polémicas racistas.

Apesar de sua liderança na luta pela independência da Índia e sua defesa da não violência, Mahatma Gandhi também teve um lado racista que é frequentemente questionado e criticado. Em alguns de seus escritos e discursos, Gandhi fez comentários ofensivos sobre africanos e outras minorias étnicas.

Em um livro de viagens que ele escreveu sobre sua experiência na África do Sul, Gandhi se referiu aos africanos como “selvagens” e “incivilizados”. Ele também se opôs ao movimento de independência africano, apoiando a ideia de que os indianos deveriam ser considerados superiores aos africanos e que os indianos deveriam ter mais direitos do que os africanos.

Essas opiniões de Gandhi sobre a raça levantaram questões sobre seu legado e o impacto de suas visões raciais na luta pela igualdade e justiça. Seus comentários também levantaram preocupações sobre a natureza seletiva da adoração pública de Gandhi e sua imagem como um líder pacifista.

Além disso, a falta de admiração por Gandhi na África é atribuída às suas visões raciais e ao seu apoio à dominação colonial na África do Sul. Ele era visto como um líder que falava contra a injustiça em outras partes do mundo, mas que não aplicava seus princípios de não violência e igualdade aos africanos.

Winston Churchill, frequentemente considerado um dos maiores estadistas britânicos da história, foi um líder controverso e profundamente problemático. Enquanto muitos o reverenciam por seu papel durante a Segunda Guerra Mundial, sua história é manchada por uma série de ações terríveis e opressivas.

Churchill era um racista declarado que acreditava na superioridade branca. Ele era conhecido por seus comentários desdenhosos sobre os povos colonizados, incluindo os indianos, africanos e judeus. Churchill também era um defensor do imperialismo britânico, defendendo a dominação colonial como um meio de expandir a influência britânica em todo o mundo. Suas políticas e ações contribuíram para a morte de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo indianos, africanos e outros povos colonizados.

Além de suas visões racistas, Churchill também era conhecido por seu comportamento misógino e cruel. Ele frequentemente menosprezava e insultava mulheres, incluindo membros do Parlamento e outras figuras públicas. Ele também era conhecido por sua falta de empatia em relação ao sofrimento humano, apoiando políticas brutais de repressão e supressão de dissidência em todo o mundo.

É hora de pararmos de romantizar a imagem de Churchill como um herói e começarmos a enfrentar a realidade de sua história. Sua liderança deixou um legado de destruição e opressão em todo o mundo, e suas visões racistas e misóginas não podem ser ignoradas. O império britânico foi um instrumento de opressão e violência, e é importante que enfrentemos as consequências desse legado hoje.

Em vez de continuar a homenagear Churchill como um herói nacional, precisamos confrontar o papel do império britânico na opressão e exploração de povos colonizados em todo o mundo. Isso inclui não apenas uma análise crítica da liderança de Churchill, mas também uma reavaliação de nossa compreensão da história britânica e um esforço para reconhecer e reparar os danos causados pelo imperialismo.

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Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

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