Profissões que vão acabar até 2030 – A sua está nesta lista

Eu sempre fui uma pessoa curiosa e interessada em tecnologia. Desde criança, sempre fui apaixonado por videogames, computadores e claro, revistas de animes em geral. Por isso, quando tive a oportunidade de passar uma temporada breve em Londres em 2020, não perdi a chance de explorar todas as novidades tecnológicas que a cidade tinha a oferecer.

Durante minha estadia em Londres, tive a chance de experimentar diversas tecnologias de ponta, desde o uso de pagamentos por aproximação em transporte público até a utilização de aplicativos de delivery de comida que faziam uso de inteligência artificial para personalizar minhas preferências.

Também tive a oportunidade de visitar alguns dos maiores museus da cidade, como o British Museum e a National Gallery, e fiquei impressionado com as experiências interativas e imersivas que eles ofereciam. Graças a tecnologias como realidade virtual e aumentada, pude explorar a história e a arte de maneira nunca antes vista.

Hoje, muitas pessoas têm medo dos avanços tecnológicos e do impacto que eles podem ter em nossas vidas. Mas minha experiência em Londres me mostrou que não há motivo para temer a tecnologia. Na verdade, ela pode ser uma grande aliada em nossa jornada, trazendo mais conforto, segurança e conveniência para o nosso dia a dia.

É claro que devemos estar atentos aos possíveis riscos e desafios que a tecnologia pode trazer, como a perda de empregos ou o aumento da dependência digital. Mas ao invés de temer o futuro, devemos abraçá-lo e aprender a nos adaptar às mudanças que ele traz.

O avanço das novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, está transformando profundamente o mercado de trabalho em todo o mundo. Algumas profissões que antes eram consideradas essenciais estão se tornando obsoletas e devem desaparecer completamente nos próximos anos.

Entre as profissões que estão em risco, podemos citar os operadores de telemarketing, que estão sendo substituídos por chatbots e assistentes virtuais. Essas ferramentas de inteligência artificial são capazes de responder às perguntas dos clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de interação humana.

Outra profissão ameaçada é a de caixa de supermercado, que está sendo substituída por sistemas de pagamento automatizados. Os clientes podem realizar suas compras e efetuar o pagamento sem precisar interagir com um caixa humano.

Os motoristas de caminhão também estão em risco, já que a tecnologia de veículos autônomos está avançando rapidamente. Empresas como a Tesla e a Uber estão investindo pesado no desenvolvimento de caminhões e carros autônomos, o que pode acabar com a necessidade de um motorista humano.

Outras profissões que podem ser impactadas pela inteligência artificial incluem os advogados, que podem ser substituídos por sistemas de inteligência artificial capazes de analisar dados jurídicos e fazer recomendações legais; os profissionais de contabilidade, que podem ser substituídos por softwares de contabilidade automatizados; e até mesmo os médicos, que podem ser auxiliados por sistemas de inteligência artificial capazes de realizar diagnósticos e recomendar tratamentos.

Essas mudanças no mercado de trabalho são preocupantes, pois podem levar ao desemprego de milhões de trabalhadores em todo o mundo. No entanto, também representam uma oportunidade para a criação de novas profissões e para a capacitação dos trabalhadores para atuar em áreas relacionadas às novas tecnologias, como a programação e a análise de dados.

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

apoia.se