O despertar é um processo de perda. É a solidão do silêncio que nos leva ao equilíbrio da verdade. A angústia da incerteza é o que nos impele a superar nossas limitações. É a perda de velhas amizades, contextos familiares tóxicos, trabalhos exaustivos e a batalha contra a depressão que nos ensina a valorizar a calma e a serenidade. É a renúncia à ilusão de controle que nos permite encontrar paz interior e encarar os desafios do mundo com uma postura mais serena.
Mas essas perdas, por mais dolorosas que sejam, são necessárias para que possamos nos reencontrar e nos conhecer em profundidade. Quando desapegamos de ideias e conceitos que não nos servem mais, expandimos nossa visão e percebemos novos horizontes. Ao deixarmos para trás as máscaras que usamos para nos proteger, encontramos a liberdade de sermos autênticos.
No silêncio da solidão, descobrimos nossa verdadeira essência. Na angústia da incerteza, reconhecemos uma força interior que desconhecíamos. E ao perder tudo o que nos parecia seguro, aprendemos a confiar em nós mesmos e no fluxo natural da vida.
O despertar é, sem dúvida, um caminho repleto de dor e desconforto. Mas é através da dor que encontramos o caminho para a cura. É na escuridão mais profunda que as estrelas brilham mais intensamente, e é enfrentando nossas próprias sombras que descobrimos a luz que sempre esteve dentro de nós.
Por isso, não tema as perdas, nem a solidão ou a angústia. Esses desafios são parte do processo de transformação, e é enfrentando-os que nos tornamos a pessoa que estamos destinados a ser. É na superação dessas dores que encontramos paz genuína, felicidade autêntica e a liberdade de viver plenamente.
Permita que as emoções fluam, mesmo que tragam desconforto. Sinta, chore, permita que as lágrimas lavem as feridas que precisam ser curadas. Abandone as memórias que te prendem e dê espaço para que o presente seja vivido com plenitude. Somente assim o equilíbrio poderá surgir, e a superação das perdas será verdadeiramente transformadora.
Saiba que é o seu modo de ser que te conectará ao que lhe é destinado.
Como um farol que emana sua luz e chama outros faróis, tudo o que há em você é um imã que traz energias semelhantes. É como uma borboleta que encontra outras borboletas no jardim, ou um pássaro que encontra seus companheiros no céu.
Cuidado com os seus pensamentos e com o que você deseja profundamente.
Se você deseja bênçãos em sua vida, deve criar uma bem-aventurança intensa e completa em seu ser, e se dedicar com todo o seu ser. Quanto mais você estiver em sintonia com esse sentimento, mais você receberá. Quando você entender esse segredo, a riqueza interior fluirá cada vez mais abundantemente, sua alegria será cada vez mais profunda, e o êxtase não terá fim – você só precisa começar a jornada na direção certa. Cada um de nós é um universo de possibilidades, um campo magnético de energia que se expande e se contrai em resposta às nossas escolhas e intenções. Como um ímã, nossas vibrações interiores atraem circunstâncias, pessoas e experiências que ressoam com elas.
Imagine que você é um artista, moldando sua vida com as cores e formas que deseja. Se você quer um quadro vibrante e colorido, deve primeiro tingir sua paleta com a alegria e a coragem que deseja ver em seu mundo. Se você deseja ouvir uma sinfonia de amor e harmonia, deve primeiro sintonizar sua própria frequência com as notas de compaixão e empatia.
Grandes pensadores e artistas ao longo da história compreenderam esse princípio e o colocaram em prática em suas próprias vidas. O poeta Rumi, por exemplo, expressou em suas obras uma busca pela união com a divindade que o impulsionou a mergulhar em sua própria alma em busca de respostas. Da mesma forma, a filósofa Simone de Beauvoir se esforçou para viver em um mundo onde as mulheres eram livres e autônomas, primeiro cultivando em si mesma a coragem e a independência que ela buscava ver em sua sociedade.
Lembre-se, portanto, de que tudo o que você cria em si mesmo se torna um centro magnético de energia que atrai experiências semelhantes. A jornada começa dentro de si, o caminho da verdadeira evolução é olhar pra dentro!
Wanderson Dutch
Happy New Year.