Não ensine seu filho apenas a ler mais. Ensine-o a ler e questionar o que leu

ler mais

Quando as crianças chegam à quarta série, elas não passam mais tempo na aula aprendendo a ler. Em vez disso, eles aprendem sobre ciência, estudos sociais e muitos outros assuntos. Eles leem para entender e nesta fase de aprendizado é muito importante você começar a ensinar elas a importância de se questionar aquilo que está lendo.

Explique ao seu filho como as coisas funcionam e o que são as coisas de maneira crítica. Fale sobre música, política, esportes, história ou qualquer coisa que interesse a ambos. Conversas com adultos ajudam as crianças a construir a compreensão.

Revolucione a mente dos seus filhos. Você tem esse poder.

Que tal você ensinar o seu filho a ler um livro como um atleta, tipo aqueles que correm uma corrida: com foco, intenção e velocidade. A embaixadora da leitura e autora de best-sellers, Abby Marks Beale, desenvolveu estratégias de leitura rápida para ajudá-lo a correr maratonas e ver a leitura de uma maneira diferente.

Se você quer aprender a ler mais rápido, comece quebrando os maus hábitos e depois experimente novas técnicas para melhorar a eficiência da leitura e a retenção de informações. A leitura rápida não é apenas uma habilidade para aumentar suas ‘palavras por minuto’, ela o encoraja a aumentar sua confiança e viver com mais intenção.

A leitura mais rápida começa antes de você começar a ler

Você precisa ser mais seletivo e sintonizar sua intenção, ler mais rápido não díficil, você precisa apenas de diciplina. Antes de tirar um livro de uma prateleira ou abrir um artigo de jornal, pergunte-se: por que estou lendo isso? Por que preciso dessas informações? Esta pausa para reflexão irá ajudá-lo a selecionar todo o material desnecessário que você teria folheado distraidamente.

Não fique muito confortável. Se você precisar se concentrar, aborde sua leitura com o chapéu do ‘modo de trabalho’. Aconchegar-se na cama com uma xícara de chá e um pacote de marcadores precariamente equilibrado em seu joelho não vai funcionar. Seu ambiente de leitura rápida precisa ser uma câmara de concentração: sente-se em um espaço silencioso, longe de distrações. Vá para uma biblioteca ou uma área longe de sua mesa de escritório para não correr o risco de ser interrompido por e-mails, colegas e telefonemas.

Como não ler cada palavra
Concentre-se em palavras-chave. Você não precisa ler a frase inteira para entender o significado. As palavras-chave geralmente têm mais de três letras e contêm todas as informações de que você precisa. Por exemplo, ‘O coelho mordiscou sua cenoura .’

Pare de subvocalizar. Subvocalizar é quando você fala em voz alta sem querer e murmura as palavras que está lendo. Isso realmente retarda sua leitura porque o pensamento é mais rápido que a palavra. Para superar a subvocalização de mascar chiclete ou cantarolar enquanto lê. O ritmo dessas ações impulsionará seu ritmo de leitura e impedirá que você transforme cada palavra em um som.

Isso tudo que você leu faz sentido?
Por fim, podemos dizer que a coisa MAIS importante que você pode ensinar ao seu filho é perceber quando ele entende e não entende o que está lendo. 

Ajude-o a parar com frequência e pergunte a si mesmo: “Eu entendo o que está acontecendo?” Isso pode ser difícil para algumas crianças. Para ter certeza de que ele está entendendo, peça-lhe que reconte o que acabou de ler. Ensine-o que se ele não entender, é melhor parar.

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch

Wanderson Dutch é escritor, dancarino, produtor de conteúdo digital desde 2015, formado em Letras pela Faculdade Capixaba do Espírito Santo (Multivix 2011-2014) e pós-graduado pela Faculdade União Cultural do estado de São Paulo (2015-2016).
Vasta experiência internacional, já morou em Dublin(Irlanda), Portugal, é um espírito livre, já visitou mais de 15 países da Europa e atualmente mora em São Paulo.
É coautor no livro: Versões do Perdão, autor do livro O Diário de Ayron e também de Breves Reflexões para não Desistir da Vida.

apoia.se