O Brasil está chamando atenção dos países europeus pelo expressivo crescimento de ideias reacionárias, incentivas pelos principais líderes políticos, e claro. Nós sabemos quem é o grande mestre desse movimento de ignorância direitista que só crescer desde as eleições de 2018.
“A construção de um país chamado Brasil teve desde o início um forte pendor religioso. O encontro entre o catolicismo e as crenças dos povos subjugados criou um sincretismo muito próprio, um catolicismo ‘abrasileirado’. Mas algo está a mudar. Durante a próxima década, o número de brasileiros evangélicos vai superar a população católica”.
Nós sabemos que o sucesso do fascismo tem relação com a imposição do medo e da violência física como antídoto principal do bolo. Daí a incitação às agressões contra os declarados inimigos do Estado e de sua supremacia como corruptos, comunistas, minorias étnicas e sexuais.
Não é novidade pra ninguém os abusos físicos nas ruas e assassinatos que são correntes e essas ações são apoiadas por paramilitares mesmo que isso seja indiretamente.
Caos, é uma palavra que define bem o nosso tempo.
“Este tipo de religião”, diz a teóloga que criou o termo cristofacista na década de 1970, “conhece a cruz apenas como um símbolo mágico do que [Jesus] fez por nós, não como um sinal do homem pobre que foi torturado até a morte como um criminoso político (…). Este é um Deus sem justiça, um Jesus sem uma cruz, uma Páscoa sem uma cruz – …
Aa igrejas evangélicas estão escrevendo o episódio mais triste é sanguinário de sua história no Brasil. Isso será lembrado pelos próximos anos…