A escritora Helena Estrada sentou-se à mesa de um shopping para autografar exemplares de sua obra, na esperança de receber o apoio dos seus seguidores (+ de 180 Mil no Instagram), mas ninguém compareceu ao evento. Ela optou por publicar uma foto e mostrar que é preciso naturalizar e aceitar o fracasso como parte do processo.
Todos nós temos sonhos para realizar não é verdade? Por outro lado, nós também temos medo do fracasso e é o que geralmente nos impede de seguir um determinado sonho. Não é fácil ousar dar o primeiro passo e iniciar aquele projeto ou plano que você tem em mente, principalmente quando você precisa do apoio de muitas pessoas que supostamente se identificam com seu conteúdo. Eu entendo perfeitamente o sentimento da advogada argentina Helena Estrada, que experimentou o sabor amargo de uma batalha perdida, mas resolveu transformar a experiência em incentivo para outras pessoas.
Ela publicou “Jump for us”, e também escreveu “Dueña de tu dinero”, que promoveu em diferentes meios e apresentações locais, sendo muito bem recebida em diferentes ambientes profissionais.
Em sua conta do instagram (@helenaestrada), ela conta com mais de 180 Mil pessoas que acompanham seus conteúdos que são diversficados em diferentes formatos. Se você checar as redes dela, você perceberá que Helena é uma mulher que se dedica a muitas coisas. Além de mestra em Mercado de Capitais e Financeiro, ela dá palestras, tem um podcast, escreve artigos de opinião e é consultora especializada em autonomia feminina. Uma vida que ela aproveita ao máximo e que lhe deu confiança suficiente para escrever livros.
Mesmo assim, com todo esse trabalho e esforço continuo, ela não teve êxito no lançamento do seu livro. Eu tive uma experiência parecida, lancei o meu livro no auge de engajamento de minha página com mais de 400 mil seguidores, estava participando em diferentes podcasts, entrevistas em TV aberta, minhas postagens chegando até mesmo em concursos federais do país, com amplo alcance, parceria com diferentes páginas, divulgação do livro 24h por dia, e mesmo assim. Não consegui vender nem mil livros, que era minha meta innicial para aqueles meses. Quem são os culpados? Não existe. Penso eu. Ninguém tem obrigação de nada. O erro está na expectativa. Na espera do outro fazer algo por nós. Isso é um erro. Dar errado pode ser também a melhor coisa que poderia acontecer em nossas vidas. O fracasso pode ser pedagógico.
Olha, no meu caso, eu não fico buscando mais por culpados, na época (Agosto a Setembro de 2021) eu ficava me perguntando porque as pessoas estavam achando um livro de 40 reais muito caro, porque as pessoas que diziam gostar tanto do meu conteúdo não compareceram na live de lançamento que não reuniu nem 30 pessoas. E olha que nós estamos falando de “Live” um evento que tecnicamente ninguém iria ter que gastar nada para participar além de alguns minutos do seu dia.
Assim como Helena, hoje eu também entendo que o fracasso faz parte. As pessoas não compram por diferentes motivos, falta de dinheiro, de interesse no livro, por não gostar de ler, por não saber do evento, esquecimento, descaso, por eu não ter comprado o plano de Marketing do Erico Rocha, enfim, são vários os motivos…
Cada pessoa tem uma justificativa ou uma razão muito específica de o porquê não ter demonstrado interesse pelo material de um profissoinal que ela diz amar nas redes sociais.
Após o lançamento do meu livro eu ainda tive minha página de divulgação banida e tirada do ar de maneira injusta, após perseguição de grupos extremistas religiosos.
No Brasil, a explicação mais clara que eu encontro é: “pensar não é tão permitido aqui”… Temos diversos exemplos de educadores que foram expulsos do próprio país apenas por querer instruir melhor a população.
Eu sigo fazendo o que posso, não sei até quando, sem criar nenhuma expectativa com a falsa impressão de intimidade que as redes sociais vendem.
“viver é um rasgar-se e remendar-se” Guimarães Rosa.
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O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.
Dalai Lama
“O sucesso é construído de 99 por cento de fracasso”
Soichiro Honda— Wanderson Dutch (@wandersondutch) June 5, 2022