Em 1º de agosto de 1838, a emancipação total foi realizada na maioria das colônias britânicas, embora a Lei de Abolição da Escravatura tenha recebido consentimento real cinco anos antes, em 28 de agosto de 1833.
A Lei de Abolição da Escravatura estipulou um período de transição de seis anos para o aprendizado, durante o qual os indivíduos anteriormente escravizados continuariam trabalhando para seus antigos senhores sem salário.
“Embora a Grã-Bretanha tenha transportado cerca de 3,1 milhões de africanos escravizados, apenas cerca de 2,7 milhões chegaram ao destino, em grande parte devido às mortes durante a travessia do Atlântico (a jornada entre a África e as Américas). Existem poucos registros relacionados à travessia do Atlântico[.]” The U.K. National Archives.
O fim da escravidão marcou o início da servidão contratada indiana.
Os primeiros servos contratados indianos chegaram à Guiana em 5 de maio de 1838, e 3 meses depois, em 1º de agosto de 1838, a emancipação total foi realizada na maioria das colônias britânicas.
1º de agosto de 1498: Colombo desembarcou no que hoje é a Venezuela.
Agosto de 1619: Os primeiros africanos escravizados chegaram ao que hoje são os Estados Unidos.
1º de agosto de 1838: A emancipação total foi realizada na maioria das colônias britânicas.
Embora a abolição da escravatura no Império Britânico, formalizada em 1º de agosto de 1838, tenha representado um marco significativo na luta pela liberdade, ela não eliminou a persistência das políticas racistas. A abolição foi um avanço crucial, mas não significou o fim da opressão ou da discriminação racial. Muitas das práticas e atitudes racistas continuaram a moldar a sociedade britânica, afetando tanto os africanos que se mudaram para o Reino Unido quanto os que nasceram lá.
Por exemplo, Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, é um exemplo de uma figura histórica cujo governo implementou políticas que tiveram um impacto desproporcional e negativo sobre as comunidades afrodescendentes. Apesar de seu governo promover algumas políticas econômicas que eram amplamente apoiadas por diversos setores da sociedade, sua postura em relação às questões raciais e à imigração foi muitas vezes criticada por sua falta de sensibilidade e por acirrar a divisão racial.
Além de Thatcher, o tratamento de pessoas de origem africana e caribenha na Grã-Bretanha também foi prejudicado por atitudes racistas sistemáticas e políticas discriminatórias. O racismo estrutural e institucionalizado persistiu nas formas de discriminação no emprego, no acesso à moradia e na educação, refletindo que a abolição da escravatura não foi acompanhada por uma verdadeira equidade racial.
outro caso bem recente foi o:
O escândalo de racismo escancarado com a família real britânica
Lady Hussey foi a mais longeva dama de companhia da rainha Elizabeth 2ª e nasceu em uma família nobre, filha de um conde e de uma condessa. Ela é retratada brevemente na quinta temporada da série da Netflix ‘The Crown’.
Gostou? Compartilhe!